http://noo.com.br/home
 Como todos já sabe, as principais semanas de moda brasileiras mudaram seu timing para se adequar ao calendário internacional e, principalmente para favorecer as etapas da produção industrial. Fato é que a moda vem se descolocando cada vez mais das estações vigentes e antecipando seus lançamentos, com isso vamos ter mais tempo para absorver e escolher as tendências que realmente queremos usar, para planejar nossas compras e nosso budget. 


    Com várias controvérsias sobre a mudança elaborei pontos positivos e negativos.    



www.nasentrelinhas.com.br
 Positivos
  •  Acompanhar o calendário internacional é favorável para a imagem da moda brasileira no exterior, pois um alinhamento com as potências fashion.
  •   Intervalo maior para produzir.
  •  Estratégia para o desenvolvimento econômico e social do país
  • As empresas poderão trabalhar com uma programação e entrega  mais rápida  e tempo de elaborar as coleções.      
  Negativos
  •  Brasil não exporta sua produção.
  •  Sempre viaja pro exterior em busca da pesquisa de comportamento e tendência, por que não pesquisa no Brasil?
  • Não possui uma marca reconhecida, o foco principal é no exterior.
  • Suas tendências são limitadas

     A opinião do expert.

Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, falou sobre a mudança no calendário da moda do Brasil. A partir desta edição do SPFW, que acontece de 29 de outubro a 1° de novembro, as coleções de inverno serão apresentadas em outubro e as de verão, em março de cada ano, ampliando o intervalo entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo, o que permitirá um melhor planejamento e maior competitividade ao setor, em um mercado cada vez mais disputado e globalizado.
  "A partir da mudança, a indústria da moda terá prazos mais alongados de produção e entrega. Os riscos, que até agora eram assumidos exclusivamente pelos criadores, serão compartilhados por toda a cadeia. As empresas poderão trabalhar com uma programação mais acertada e garantir uma entrega mais eficiente", avalia Borges, segundo comunicado oficial. "É mais um passo em direção a uma inserção definitiva da moda brasileira no mercado global."

Refências: http://ffw.com.br
 ELLE,  ano 25 n°290/ julho de 2012